Fundamento

“Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.” II Timóteo 2:1

Não foi por um acaso que Paulo colocou essa admoestação em primeiro lugar para Timóteo. Há algum tempo Deus tem trabalhado no meu coração sobre renúncia, o fato de deixar tudo nas Suas mãos. Mas parei para pensar um dia: Se estou dando tudo para Deus, se estou me esvaziando, o que vai preencher aquele vazio? Nisso Deus começou a me ensinar a segunda grande lição em Missões: Fundamento. No que estou fundamentando meu chamado? Quais argumentos eu dou? São confiáveis? E se Deus estiver chamando alguém para tribos indígenas, qual seria sua resposta para tais perguntas? Vou tentar responde-las e depois analisaremos seus fundamentos. Onde está fundamentando o seu chamado para missões indígenas? 1- Amo indígenas. 2- Amo línguas e quero traduzir bíblias. 3-Há povos indígenas ainda não alcançados. Podíamos dizer que são boas respostas, demostram o interesse por alguém que realmente quer fazer a obra. Mas vamos contestar agora:
 1- Você disse que ama indígenas. Você conhece algum indígena? Você já conviveu com um indígena? Você já foi odiado por algum indígena? E última e mais importante pergunta: Você realmente sabe, e vive o que é amor?
2- Você disse que ama línguas. Se ama, tem uma facilidade, e pode estar confiando na sua facilidade em vez de Deus. Não será sua facilidade em línguas que te levará para o ministério. Deus poderia mandar qualquer um, pois Ele só precisa de pessoas dispostas a serem usadas por Ele.
3- Você disse que há indígenas ainda não alcançados. E quanto seu vizinho que nunca foi confrontado pelo evangelho? Ele pode até ter ouvido sobre Deus e Jesus, mas nunca ninguém o confrontou para a salvação. Há pessoas perdidas por todas os lados. Há do seu lado, na sua família, não só no meio dos índios, mas na África, Europa... Essa resposta também não valida seu fundamento. Na verdade nenhuma das respostas dadas.
“E agora? Não sou chamado? Deus não me quer no ministério?”, você poderia me dizer. Você pode até ser chamado, mas Deus não quer que você dê aquelas respostas quando te pedirem o fundamento do seu chamado.
O verdadeiro fundamento sempre foi e sempre será Jesus Cristo nosso Salvador. É o por que milhares de homens e mulheres deixaram tudo e foram a campos longínquos. Quando os discípulos de Cristo deixaram tudo e O seguiram, não foi por que tinham amor por almas, ou achavam missões um trabalho bonito. Eles nem sabiam o que era missões, eles só fizeram. E não fizeram por motivações sem fundamentos, mas por que o Cristo, que se tornou Salvador da vida deles, os chamou. Entendiam que a obra era Dele, para Ele e por meio Dele.
Jesus não nos chama primeiramente para termos amor a almas, ou por que há necessidades no campo, mas para que amemos a Ele e ao Pai de todo o nosso coração, força e alma. Cristo é o fundamento do nosso ministério, palavra e fé. E o motivo de você está lendo esse texto, de você frequentar uma igreja e desejar ir ao ministério.
Na obra de Deus há dificuldades, mas a nossa força e fundamento no ministério não será o amor que tenho por almas, muito menos pela língua, e nem por ver a necessidade do campo, mas sua permanência no ministério se dará por que seus pés estarão firmados na Rocha que é Cristo nosso Senhor.

Olhar para Ele em meio as dificuldades é a única razão para a paz dominar novamente seu coração. Somente Ele pode te dar a segurança em meio a uma tempestade, e dar ao teu coração uma grande bonança. Esse Deus é o Deus de Missões. Aquele que não desampara seus servos, pois principalmente são seus filhos amados. Nosso sucesso no ministério não se dará por quanto você ama o povo que está evangelizando, ou quanto domina a língua nativa, mas sim enquanto seu coração está enraizado em Deus, e sua fé fundamentada em Cristo. Isso é se fundamentar e fortificar na graça que há em Cristo: Entregar tudo nas mãos de Deus e aproveitar para se enraizar mais em Cristo. Não se preocupe em ser o mais eloquente, nem o mais preparado para a obra de Deus, mas se preocupe em estar preparado espiritualmente e quanto seu coração está enraizado em Deus.
14-12-2014
Renata Mota 

Comentários

Postagens mais visitadas